É de conhecimento de todos de que a água é o recurso natural mais valioso e importante do planeta, tanto que apesar recobri-lo em 70%, menos de 1% é considerada potável. Em virtude desse fato, a preocupação com a sua escassez tornar-se uma realidade. Resultado disso, são as campanhas e políticas públicas com o intuito de conscientizar as pessoas a preservarem tal recurso. Mas será que apenas isso é o suficiente?
Em diversas partes do mundo é celebrado o dia da água, nesse período as pessoas organizam caminhadas, proferem palestras, criam cartazes e anunciam nos diversos meios de comunicação, tudo objetivando difundir a ideia de que a água deve ser preservada, economizando-a nos usos diários. Logo após esse período, é como se tudo "voltasse ao normal", como se a água não mais pudesse acabar, retornam a usá-la de forma descontrolada, dando-se até ao luxo de desperdiçar.
A água é um bem muito valioso para que sua preservação dependa de datas de calendário. Foi ela que possibilitou que os seres vivos surgissem, inclusive o ser humano, tanto, que faz parte de mais de 70% da constituição desse. Apesar de ser um recurso renovável, o homem está transformando-a de maneira tão rápida, que seu ciclo natural é prejudicado e cada vez menos encontra-se disponível para o consumo.
Assim, considerando-a como um recurso finito que é, deve-se existir a conscientização de todos, não por datas pré estabelecidas, mas sim durante toda a vida do indivíduo. Desse modo, a escola mostra-se uma importante aliada, pois com a criação de uma disciplina encarregada de formar cidadãos plenamente conscientes do dever de cuidar, é que se poderá imaginar a não-extinção da raça humana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário