Desde a pré-história, com a origem da humanidade a partir do surgimento do homo-sapiens-sapiens, nunca se teve uma população mundial tão acima do peso como a da atualidade. Muitos defendem que tal fato é em decorrência das facilidades do mundo contemporâneo. Com o uso das ferramentas tecnológicas por exemplo, é possível realizar diversas atividades sem dar um passo se quer. Mas, será que os únicos culpados por essa "epidemia" mundial, são as ferramentas que se utilizam?
Antes o ser humano era nômade, ou seja, tinha que se deslocar de local constantemente em busca de alimento e sempre caçando a sua própria comida. Com a descoberta da agricultura, iniciou-se então o processo de sedentarização, porém ainda realizavam trabalhos físicos em suas plantações. Hoje, criaram-se máquinas que realizam todo o trabalho antes manual, assim um organismo projetado pela natureza para movimentar-se e gastar a energia necessária para a sua sobrevivência, acumula-se na forma de tecidos adiposos nocivos ao bem-estar do homem.
Porém, isso só acontece pelo fato de as pessoas estarem optando por viver no conforto, com sombra e água fresca, em detrimento de uma vida melhor, uma vida onde movimentam-se, uma vida mais saudável. Além disso, fazem o uso indiscriminado de alimentos industrializados, inteiramente modificados em laboratório, disfarçando o seu potencial destrutivo por trás de gostos muito atrativos. Como se não bastasse, são potencialmente energéticos e contribuem para o seu acúmulo nos organismos humanos, degradando-o lentamente.
Portanto, a obesidade tem-se tornado a doença do século, não pela ação de ferramentas que se utilizam atualmente, afim de contribuir no cotidiano na realização de tarefas, mas sim no seu uso indevido no qual existe uma total substituição das máquinas pelo homem. Outro fator relevante, é o consumo de alimentos processados industrialmente, onde estes substituem os naturais próprios para a verdadeira obtenção de energia necessária à vida. Assim deve-se conscientizar a população mundial sobre os benefícios de uma boa alimentação e da prática de exercícios físicos, nesse aspecto a escola se mostra uma importante aliada na educação e formação de indivíduos com essa mentalidade. Dessa forma, o mundo tende a se tornar cada vez mais saudável.
Nenhum comentário:
Postar um comentário